Da ideia ao licenciamento

Produção Executiva e Distribuição Audiovisual com Foco em Negócios

 

O mercado audiovisual brasileiro tem vivido momentos de constantes mudanças. Nos últimos anos surgiram inúmeros recursos para financiamento, distribuição e divulgação. O entretenimento é um setor em expansão, as novas tecnologias e a convergência das mídias tornaram o público mais exigente e sagaz por novos conteúdos, causando uma reviravolta na indústria e a necessidade de entrega rápida e auto-sustentável.

 

O curso Da ideia ao licenciamento - Produção Executiva e Distribuição Audiovisual com Foco em Negócios oferece um panorama geral, do início ao fim de uma obra, apresentando o cenário atual do mercado, focando na gestão, nas fases de desenvolvimento e produção de um projeto de cinema e TV, detalhando as principais formas para financiar uma produção. E ainda difundir suas obras com mais amplitude e eficiência, gerar negócios na fase de distribuição e comercialização dos conteúdos produzidos.

 

Venha entender e fazer uso de toda a cadeia de negócios disponível para obras audiovisuais!

 

OBJETIVO DO CURSO: apresentar o amplo papel do Produtor Executivo como gestor nas varias fases de uma obra e as possibilidades de negócios que podem ser aproveitadas desde a fase de financiamento até a Distribuição e Comercialização.

 

Dias: 21/10, 23/10, 28/10, 30/10, 4/11, 6/11, 11/11 e 13/11 de 2019.

Horário das aulas: das 19:30h às 22:30h.

 

Local: LA FIlm

Rua Coronel José Eusébio, 37 Higienópolis, São Paulo

Próximo às estações Paulista e Consolação do Metrô

 

Para mais informações:

ligue (11)  30518031

email : This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Matricule-se pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/da-ideia-ao-licenciamento-curso-completo__646498

   

MÓDULOS E VALORES

Curso Completo - R$ 2.195,00

Dias: 21/10, 23/10, 28/10, 30/10, 4/11, 6/11, 11/11 e 13/11 de 2019.

8 aulas x 3 horas (19h30 as 22h30)

Carga Horária final:  24 horas

 

Curso Módulo 1-  R$ 908,00

Aulas: “O mercado audiovisual e desenvolvimento de projetos”, “Financiamento Audiovisual” e “Captação de recursos”

Dias: 21, 23 e 28  Outubro

3 aulas x 3hr aula ( 19h30 as 22h30)

Carga Horária final: 9 horas

 

Curso Módulo 2 - R$ 620,00

Aulas: “Apresentando seu projeto ao mercado, Relacionamento com players, patrocinadores e co-produtores”  e “Orçamento e plano de produção”

Dias:  30 de  Outubro e 4  de Novembro

2 aulas x 3h aula(  (19h30 as 22h30)

Carga Horária final: 6 horas

 

Curso Módulo 3  R$ 908,00

Aulas: “Planejamento de pós-produção”, “Licenciamento nacional e internacional” e “Marketing e Divulgação”

Dias:  6, 11 e 13 de Novembro

3 aulas x 3h aula (19h30 as 22h30)

Carga Horária final: 9 horas

 

Aulas individuais  - R$ 350,00

   

CONTEÚDO DAS AULAS

Aula 1: O Mercado Audiovisual e Desenvolvimento de Projetos

Data: 21/10/2019

Professor: Daniela Conde

- Quem são os agentes desse mercado - Breve histórico do mercado audiovisual Brasileiro - Como transformar uma ideia em projeto - A Cadeia evolutiva da ideia - Fases de realização de uma obra - Formatação de projetos

 

Aula 2: Financiamento Audiovisual

Data: 23/10/2019

Professor: Daniela Conde

- Quais são as principais fontes de financiamento no Brasil e no mundo - Como estabelecer um plano de financiamento para sua obra - Como funcionam os mecanismos de renúncia fiscal - O Fundo Setorial do Audiovisual - Como aprovar seu projeto em leis de incentivo e editais - Como estabelecer uma estratégia comercial para seu projeto

 

Aula 3: Captação de recursos

Data: 28/10/2019

Professor: Gabriela Siqueira

- Vantagens e desvantagens de se ter um captador de recursos - Tipos de captação de recursos - Formatação e apresentação dos projetos - Como estabelecer uma estratégia de captação - Como criar contrapartidas - Fit com as marcas

 

Aula 4: Apresentando seu projeto ao mercado, Relacionamento com players, patrocinadores e co-produtores

Data: 30/10/2019

Professor: Daniela Conde - Como abordar Players de TV e distribuidoras de cinema - Formatação e apresentação projetos de TV - Pitching - Qual o papel do Produtor Executivo durante a produção de uma obra - Como manter relacionamento antes, durante e após a produção, com players e patrocinadores - Como administrar as contrapartidas - Modelos de coprodução - Como determinar Equity/Divisão de receitas em uma coprodução

 

Aula 5: Orçamento e plano de produção

Data: 4/11/2019

Professor: Simoni de Mendonça

- Como planejar a produção de sua obra - Como determinar um cronograma de produção - Modelos de orçamento - Como orçar sua obra - Diferenças entre orçamento e plano de produção nos diferentes gêneros e formatos (ficção, documental, animação, curta-metragem, longa-metragem e obra seriada)

 

Aula 6 – 1º parte: Planejamento de Pós Produção

Data: 6/11/2019

Professor: Driano Torres

- Quais são as etapas da pós-produção - Como planejar o workflow de pós-produção da sua obra - Como orçar a pós-produção - Como viabilizar a pós-produção por meio de parcerias e coproduções

 

Aula 6 – 2º Parte: Introdução ao Licenciamento nacional e internacional

Data: 6/11/2019

Professor: Denise Jancar

- O Mercado Internacional

- Distribuidores, Exibidores e o mercado de Sales Agents - Primórdios da negociação – a cadeia do licenciamento - Novos meios de distribuição - Festivais e mercados internacionais  

Aula 7: Licenciamento nacional e internacional

Data: 11/11/2019

Professor: Denise Jancar

- Pesquisa internacional (não oferecer banana para quem procura cachecol). Pesquisas em sites, plataformas de inscrições, revistas especializadas e Database dos Festivais e mercados - Networking - Os Distribuidores (TVs e Exibidores) como coprodutores - Os Exibidores de cinema com novo formato de negociação (rentall fee e SVOD) - As Emissoras de TV - Aberta e Fechada - envolvidas na pré-venda - Novas Mídias (VOD / DVD on demand/ OTT) -  a cauda longa - As Negociações internacionais (contrato internacional, direitos exclusivos para exploração do titulo pela distribuidora Local e Direitos – All rights  x  cine/ vídeo / TV /Vod/ OTT) - Tipos de filmes - Status dos filmes - Importação/ Responsabilidades de cada parte: Realizador (Produtor e Diretor) com direitos, materiais, deliveries e Distribuidor – pagamento dos materiais, P&A e distribuição Local - Desafios e oportunidades para a difusão e distribuição de documentários e curtas-metragens no Brasil

 

Aula 8: Marketing e Divulgação no Audiovisual

Data: 13/11/2019

Professor: Zé Agripino

- Construção de audiência conceito e prática - Estudo de casos de lançamento de curta-metragem - Estudo de casos de lançamentos de webdocs, webseries, canais de youtube e outros conteúdos on line - Estudo de casos de divulgação e lançamento de longa-metragem - Uso de rede sociais por realizadores audiovisuais (Facebook, Instagram, You­tube, Vimeo) - Uso de Anúncios pensando a divulgação de conteúdos audiovisuais - SEO e adwords para realizadores e produtores audiovisuais - Uso de mailling - Relações Públicas participação em festivais de cinema e outros eventos - Relacionamento com jornalistas e blogueiros

   

SOBRE OS PROFESSORES

Daniela Conde

- Especialista em desenvolvimento e financiamento de projetos Audiovisuais. - Sócia-fundadora da produtora independente Carmela Conteúdos. - Produtora dos documentários “Na Cabeça do Cachorro” e “Soledade” e dos curtas-metragens “Janaxpacha”, “The King of Wolves” e “Telefone sem Fio”. - Há 6 anos leciona em cursos livres de formação em financiamento audiovisual e Produção Executiva e em 2019 integrou o corpo docente do curso de MBA em Cinema promovido pela LA Film.

 

Denise Jancar

- Diretora da distribuidora Promovere, frequentadora de mercados e festivais internacionais há mais de 20 anos. - Produtora de rodadas de negócios -  encontros entre realizadores e players.

 

Gabriela Siqueira

- Captadora de recursos e produtora de projetos culturais, esportivos e corporativos (“Maquiavel” e “Eu”). - Experiência de mais de 15 anos atuando como executiva de contas e novos negócios em agências de publicidade.

 

Simoni de Mendonça

- Produtora audiovisual, atua há mais 20 anos na área de entretenimento e cultura. - Sócia da Intro Pictures, onde produziu e lançou 18 curtas-metragens e mais de 10 séries para TV. - Atual presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – Siaesp.

 

Zé Agripino

- Estrategista de comunicação e marketing digital para audiovisual. - Trabalhou no lançamento de mais de 50 filmes nos últimos 5 anos, como :  Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, e “ Que Horas Ela Volta”. - Especialização em marketing e distribuição no Locarno Academy São Paulo (do festival de cinema de Locarno), no EAVE — European Audiovisual Entrepreneurs, e no Berlinale Talents (Festival de Cinema de Berlim).

 

Organizadores do Curso : CARMELA CONTEUDOS e PROMOVERE

 

CARMELA CONTEUDOS é um bureau de criação, desenvolvimento e produção de conteúdo audiovisual. Atua também no segmento de capacitação em Negócios do Audiovisual, realizando cursos livres.

PROMOVERE é uma distribuidora de filmes especializada no mercado internacional  e coordenadora de mercados em festivais

carmela@carmela.art.br / (11) 3522-6963